quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dica Cultural - RJ - “Sacco e Vanzetti”

“Sacco e Vanzetti” ganha primeira montagem brasileira no Armazém da Utopia

 

Primeira criação da Companhia Ensaio Aberto para o Armazém da Utopia , o espetáculo inédito no Brasil sob direção de Luiz Fernando Lobo estreia dia 12 de abril 

A Companhia Ensaio Aberto estreia o espetáculo SACCO E VANZETTI, de Maurício Kartun, pela primeira vez no Brasil. O espetáculo que estreia dia 12 de abril, no Armazém da Utopia, é a primeira grande criação do grupo para o espaço, ocupado há 3 anos pela Companhia. Até então o grupo optou por apresentar seu repertório, como Missa dos Quilombos, Havana Café e Estação Terminal.

Sob direção de Luiz Fernando Lobo e espaço cenográfico de J.C. Serroni, a encenação parte do célebre caso de Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, sapateiro e peixeiro, imigrantes italianos, acusados e condenados injustamente por assassinato, em 1921, e mortos na cadeira elétrica em 1927, nos Estados Unidos.

A dramaturgia tem como ponto de partida o texto Sacco y Vanzetti do argentino Mauricio Kartun e da farta documentação que existe sobre o julgamento histórico. Este foi considerado o “julgamento do século” e suscitou uma enorme repulsa e uma campanha internacional de defesa que se converteu em símbolo de uma luta por justiça, igualdade e liberdade.


“O caso Sacco e Vanzetti revelou toda a anatomia de vida nos Estados Unidos, com todas as classes e pontos de vista e todas as suas relações, isso colocou todo questionamento fundamental de nosso sistema político e social.” Disse Edmundo Wilson.
Nas décadas que se seguiram desde que Sacco e Vanzetti morreram na cadeira elétrica, o caso continuou ressoando. Em diversas etapas da história serviu para saber que a natureza da repressão e da luta seguem, em essência, sendo a mesma.

Temor vermelho, temor amarelo, temor muçulmano. Judeus, árabes, italianos, orientais, muçulmanos. Demonizar o outro e criar um clima propício para a perseguição. Terrorismo como política de Estado. No lugar do Estado garantidor de direitos, o Estado violador de direitos. Dois homens que se definiam a si mesmos como sendo “um bom sapateiro e um pobre vendedor ambulante de peixe”, que morreram pelas suas crenças. A crença de que podiam criar um mundo livre de pobreza e exploração. A crença de que um outro mundo é possível.



A Ensaio Aberto e o Armazém da Utopia

Ensaio Aberto ocupa há 3 anos o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro. Neste período mais de 200.000 pessoas frequentaram nosso Armazém, realizando, de fato, a revitalização da região, com um projeto de democratização de acesso aos bens culturais para as classes populares.

“Não por acaso escolhemos Sacco e Vanzetti para ser nossa primeira criação a ser realizada na nossa nova sede”, diz o diretor Luiz Fernando Lobo.

Nos 7 anos que Sacco e Vanzetti permaneceram presos, nos Estados Unidos, a classe operária brasileira se manteve totalmente solidária, com a realização de diversos atos em várias cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro os portuários e os operários têxteis sempre estiveram à frente destas mobilizações, realizando atos e greves. Um dos atos públicos aconteceu nas escadarias do Theatro Municipal, reunindo mais de 5 mil manifestantes. A polícia dispersou os manifestantes com golpes de sabre e com a cavalaria. Apesar da forte repressão policial o movimento não arrefeceu e, a cada ano, mobilizou mais pessoas.

Durante uma greve no Rio de Janeiro o portuário José Leandro foi preso, quando a categoria lutava pela jornada de 8 horas de trabalho e a polícia, seguindo o exemplo da polícia americana, esperava que sua prisão fosse um exemplo para deter o movimento operário.

FICHA TÉCNICA:


Texto: Maurício Kartun 

Direção: Luiz Fernando Lobo 
Direção de Produção: Tuca Moraes
Elenco: Adriano Soares (Cesare Rossi), Anna Luiza Mendes (Mary Splain), Bruno Peixoto, Carol Araujo (Rosa), Danielle Oliveira, Diego Dienner (Stewart), Douglas Amaral (Bartolomeu Vanzetti), Gilberto Miranda (Nicola Sacco), João Rafael Schuler (Levangie),João Raphael Alves (Thompson), Luiza Moraes, Luiz Fernando Lobo (Thayer), Miguel Pinheiro (Medeiros), Ruben Gabira (Katzmann), Tuca Moraes (Luigia Vanzetti) 
Cenografia e espaço cênico: J.C. Serroni
Iluminação e direção técnica: César de Ramires
Figurinos: Beth Filipecki e Renaldo Machado
Música e Direção Musical: Luiz Felipe Radicetti
Assistente de Direção: Miguel Pinheiro 
Produção: Gláucia Santos
Preparação Corporal: Tuca Moraes
Preparação Vocal (música): Aurora Dias
Programação Visual: Marcos Apóstolo e Marcos Becker
Realização: Ensaio Aberto


SERVIÇO: 

Temporada: De 12 de abril até 25 de maio de 2014
Estreia: 12 de abril de 2014
Horário: Quinta, sexta e sábado 21h / Domingo 20h
Local: Armazém da Utopia - Tel: 2253-8726 / 2516-4857
Endereço: Av. Rodrigues Alves, Armazém 6 – Cais do Porto
Preço: R$ 40,00 (inteira) R$20,00 (meia)
Bilheteria Funcionamento: De quarta a domingo.
Horários:
Quarta - feira: Das 14 às 18h

Quinta a sábado: Das 14 às 21h
Domingos: 14 às 20 h.
Terá venda também no Ingresso.com
Classificação: 12 anos
Gênero: Teatro Documentário
Duração: 90 min
Capacidade: 200 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ! Elogios, críticas e sugestões serão bem vindos ! Obrigado!