quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dica Cultural - RJ - “Roda de Capoeira” e “Roda dos Saberes”

Grupo KABULA RIO promove “Roda de Capoeira” e “Roda dos Saberes” - Palestra: O Cais do Valongo no Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil

 

Palestrante: Professora Martha Abreu, dia 19 de julho a partir das 10h30 no Cais do Valongo

O grupo de capoeira KABULA RIO em parceria com o movimento cultural Conexão Carioca de Rodas na Rua, realiza mensalmente a Roda de Capoeira do Cais do Valongo.  No próximo dia 19 de julho, a partir das 10h30, na Zona Portuária, na Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania) acontecerá a Roda dos Saberes cuja palestra vai apresentar e trazer um debate social e político sobre o "Inventário": Uma iniciativa do Projeto Rota do Escravo da Unesco, que fixou no Cais do Valongo, pela primeira vez no mundo, uma placa reconhecendo um local como patrimônio da memória da diáspora africana.
A palestra ocorre no próprio Cais do Valongo e será ministrada pela professora Martha Abreu. Após a palestra acontece a tradicional Roda de Capoeira.

Sobre o KABULA
Integrante da Conexão Carioca de Rodas na Rua, Kabula Rio é uma escola de capoeira angola criada em 2004 por Carlo Alexandre Teixeira da Silva (Mestre Carlão) com sede nacional no Rio de Janeiro e sede internacional em Londres. Movimento corporal e pensamento integrados fazem parte da missão do Kabula que propõe que a capoeira angola seja ferramenta de transformação social e cultural, entendendo-a como prática esportiva, modalidade de desenvolvimento holístico do ser humano e meio de disseminação dos valores e conhecimentos de matriz africana. Através de aulas, oficinas e eventos de capoeira, juntamente com a realização de atividades de intercâmbio e vivências com outros grupos, é que o Kabula busca atingir esse objetivo.

O Kabula também desenvolve atividades com o objetivo de transmitir e valorizar a história, a estética, a filosofia e o conhecimento de outros saberes populares brasileiros, especialmente de matriz africana, como o samba de roda, o jongo e o candomblé. Assim, há o incentivo ao desenvolvimento de parcerias, projetos e propostas de intercâmbio com outros grupos culturais e a realização e participação em palestras sobre estas temáticas. O Kabula também procura integrar a prática da capoeira com outras linguagens artísticas, como a música, a dança, as artes cênicas e as artes visuais, realizando apresentações e promovendo oficinas com profissionais reconhecidos nessas áreas de atuação.

Vídeo 7 Roda do Cais do Valongo: http://vimeo.com/61771318
Canal Kabula: http://vimeo.com/search?q=kabula
Roda no Museu Janete Costa de Arte Popular - https://vimeo.com/75370216
Roda do Cais do Valongo por Maria Buzanovsky - http://tiny.cc/ge4t2w
Agenda Crespial / UNESCO - Prêmio de 3o lugar de fotografia a Maria Buzanovsky, com foto de Capoeira do da Roda do Cais do Valongo, 20 novembro 2012: http://tiny.cc/wymo2w

SERVIÇO:
DATA: 19 de julho de 2014
HORÁRIO: 10h30 - Roda dos Saberes: Palestra O Cais do Valongo no Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil com Martha Abreu
HORÁRIO: 11h30 – Roda de Capoeira do Cais do Valongo
LOCAL: Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania- Zona Portuária). Se chover, Instituto dos Pretos Novos na Rua Pedro Ernesto 32,34 – Gamboa.
CLASSIFICAÇÃO: Livre
GRATUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ! Elogios, críticas e sugestões serão bem vindos ! Obrigado!