quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dica Cultural - RJ - “FLICTS” Primeiro texto infantil de Ziraldo estreia dia 23 de agosto

FLICTS” Primeiro texto infantil de Ziraldo estreia dia 23 de agosto no Teatro Popular Oscar Niemeyer em Niterói
 

Indicada ao prêmio FITA de melhor infantil em 2013, montagem fará curta temporada em Niterói.

O teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a montagem carioca FLICTS para uma curta temporada no mês de agosto de 2014. Do dia 23 até 31 de agosto, sábados  à domingos, 16h, a criançada poderá conferir a história baseada no primeiro livro infantil escrito pelo mestre Ziraldo, em 1969.

Com adaptação de Aderbal Freire-Filho, dirigida por Rodrigo Rosado e com direção musical de Tauã Delmiro, a peça narra a história de uma cor chamada FLICTS. “Ele não tem a força do vermelho, nem a imensidão do amarelo, nem a paz do azul, era apenas o frágil, feio e aflito FLICTS”, como descreve Ziraldo em seu texto poético e sublime. Escrito em pleno período de ditadura militar e no ano em que o homem chegou à lua, a saga da cor FLICTS para se enquadrar nos padrões da sociedade continua encantando as crianças por abordar valores como a igualdade, solidariedade e respeito ao próximo.

- Ziraldo foi muito feliz ao criar a história de FLICTS, pois essa busca das pessoas em serem iguais para não serem excluídas da sociedade são situações que acontecem até hoje. A discussão sobre a temática do bullying dentro das escolas é a mesma vivida pelo personagem. Em tempos de tanta discussão sobre os direitos humanos, dirigir FLICTS é quase um grito de liberdade – Conta Rodrigo Rosado.

Na adaptação de Aderbal Freire-Filho, FLICTS é uma cor que veio do interior de Minas, mais precisamente da pequena cidade de Caratinga, para tentar a vida no Rio de Janeiro. Na sua busca por um lugar ao sol na cidade grande, conhece todas as outras cores e a partir de então inicia uma grande aventura. FLICTS tenta fazer parte do arco-íris; pleiteia um espaço entre as cores da bandeira e tem um encontro divertido com a caixa de lápis de cor. Sem conseguir se enquadrar nos padrões, FLICTS inicia uma viagem ainda mais longa e que promete encantar e divertir o público.

- A simplicidade com que o Ziraldo escreveu a história e a adaptação feita pelo Aderbal permitiu uma direção que encantará as crianças. A interação do texto com as músicas criadas por Tauã Delmiro, fará com que os adultos também fiquem atentos e se divirtam – diz Rodrigo.

O elenco formado por oito atores / músicos interpreta as canções ao vivo utilizando desde instrumentos clássicos como violino, entre outros populares como acordeon, caixa, pandeiro, prato, maraca, violão, alfaia e caixa. As coreografias preparadas por Daniel Moragas acompanham a diversidade musical proposta pela peça que inclui ritmos como samba, maracatu, ciranda, reggae, entre outros.

FLICTS é uma peça que pretende, de forma simples e inventiva, divertir e emocionar crianças e adultos, além de passar bons valores sem ser didática ou maniqueísta. Deixar com que o público tire suas próprias conclusões a partir das aventuras de uma cor chamada FLICTS!

SINOPSE:
Na adaptação de Aderbal Freire-Filho, FLICTS é uma cor que veio do interior de Minas, mais precisamente da pequena cidade de Caratinga, para tentar a vida no Rio de Janeiro. Na sua busca por um lugar ao sol na cidade grande, conhece todas as outras cores e a partir de então inicia uma grande aventura embalada por canções compostas especialmente para a montagem e interpretadas ao vivo pelos oito atores.



SERVIÇO
Estreia: 23 de Agosto de 2014
Temporada: De 23 até 31 de Agosto de 2014,
Horário: Sábados e Domingos – 16H
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, n/s
Bilheteria: 2620-4806
Preço: R$ 20,00 inteira e R$10,00  meia  entrada
Classificação: Livre – Crianças a partir de 2 anos
Duração: 50 min.
Capacidade: 460 lugares

FICHA TÉCNICA:
Texto: Ziraldo
Adaptação: Aderbal Freire Filho
Direção: Rodrigo Rosado
Elenco: Elisa Ottoni (FLICTS), Julia Ludolf (VERMELHO), Lara Salustiano (VIOLETA), Marcelle Borges (AZUL), Tatiana Nogueira (AMARELO), Alan Pagnota (BRANCO), Rudson Martins (VERDE), Igor Veloso ( LARANJA )

Direção Musical: Tauã Delmiro
Assistente de direção: Fernanda Alencar
Direção de movimento: Daniel Moragas
Iluminação: Francisco Rocha
Cenário e Figurino: Felipe Ferraz
Comunicação Visual e Fotografia: Thiago Ristow
Direção de Produção: Fabrício Chianello
Produtora: Anne Mohamad
Assistente de Produção: Izaías Nascimento
Realização: Ymbu Entretenimento
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias Comunicação Integr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ! Elogios, críticas e sugestões serão bem vindos ! Obrigado!