sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dica Cultural - RJ - “Roda de Capoeira” e “Oficina de Percussão: Toque de Tambor”

Grupo de capoeira angola KABULA RIO promove “Roda de Capoeira” e “Oficina de Percussão: Toque de Tambor” com Carlos Negreiros no Cais do Valongo, dia 17 de maio.

O grupo de capoeira KABULA RIO em parceria com o movimento cultural “Conexão Carioca de Rodas na Rua”, e    apoio do Porto Maravilha Cultural realizam mensalmente a Roda de Capoeira do Cais do Valongo. No próximo dia 17 de maio, a partir das 10h30, na Zona Portuária, na Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania), acontece a Oficina De Percussão TOQUE DE TAMBOR com Carlos Negreiros. Haverá a participação de Pedro Lima.

A oficina será distribuída  em 4 fases:

1- Histórico da Colônia Baiana na Pedra do sal e a Pequena África do Rio de Janeiro
2- Conceito de vozes percussivas afrobrasileiras com exercício prático para plateia
3- Demonstração do método “Toque de Tambor”
4- Demonstração de ritmos afrobrasileiros tocados em pandeiro, tamborim, etc.

Carlos Negreiros: é um percussionista, compositor e cantor brasileiro. Sua musicalidade tem influência cultural afro-brasileira e indígena. Estudioso dos ritmos afro-brasileiros, ministrou aulas de percussão no Centro Cultural da UERJ, onde criou e dirigiu a Orquestra de Tambores e de Formação em Percussão e em Música para Diretores de Harmonia das principais escolas de samba do Rio de Janeiro

A partir das 11h30 começa a Roda de Capoeira no mesmo local. Toda a programação é gratuita e alunos das instituições de ensino públicas e privadas receberão certificação pela participação no evento.

Além das apresentações públicas de capoeira angola, o grupo promove também as Rodas dos Saberes, palestra ou Rodas dos Fazeres, oficinas sobre identidade e manifestações culturais na Zona Portuária.

Este conjunto de ações fez com que o grupo fosse contemplado no Prêmio Porto Maravilha Cultural da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), com o projeto “O Porto importa – memórias do Cais do Valongo” que tem o objetivo de preservar a memória; promover a divulgação e valorização do patrimônio cultural imaterial das culturas de matriz afrodescendentes, que têm o seu berço histórico na Região Portuária do Rio de Janeiro.

Sobre o KABULA

Integrante da Conexão Carioca de Rodas na Rua, Kabula Rio é uma escola de capoeira angola criada em 2004 por Carlo Alexandre Teixeira da Silva (Mestre Carlão) com sede nacional no Rio de Janeiro e sede internacional em Londres. Movimento corporal e pensamento integrados fazem parte da missão do Kabula que propõe que a capoeira angola seja ferramenta de transformação social e cultural, entendendo-a como modalidade de desenvolvimento holístico do ser humano e meio de disseminação dos valores e conhecimentos de matriz africana. Através de aulas, oficinas e eventos de capoeira, juntamente com a realização de atividades de intercâmbio e vivências com outros grupos, é que o Kabula busca atingir esse objetivo.

O Kabula também desenvolve atividades com o objetivo de transmitir e valorizar a história, a estética, a filosofia e o conhecimento de outros saberes populares brasileiros, especialmente de matriz africana, como o samba de roda, o jongo e o candomblé. Assim, há o incentivo ao desenvolvimento de parcerias, projetos e propostas de intercâmbio com outros grupos culturais e a realização e participação em palestras sobre estas temáticas. O Kabula também procura integrar a prática da capoeira com outras linguagens artísticas, como a música, a dança, as artes cênicas e as artes visuais, realizando apresentações e promovendo oficinas com profissionais reconhecidos nessas áreas de atuação.

Vídeo 7 Roda do Cais do Valongo: http://vimeo.com/61771318
Canal Kabula: http://vimeo.com/search?q=kabula
Roda no Museu Janete Costa de Arte Popular - https://vimeo.com/75370216
Roda do Cais do Valongo por Maria Buzanovsky - http://tiny.cc/ge4t2w
Agenda Crespial / UNESCO - Prêmio de 3o lugar de fotografia a Maria Buzanovsky, com foto de Capoeira do da Roda do Cais do Valongo, 20 novembro 2012: http://tiny.cc/wymo2w

SERVIÇO:

DATA: 17 de maio de 2014
HORÁRIO:
10h30 - Roda dos Fazeres: Oficina De Percussão TOQUE DE TAMBOR
HORÁRIO: 11h30 – Roda de Capoeira do Cais do Valongo
LOCAL: Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania- Zona Portuária. Em caso de chuva, as atividades são transferidas para o Instituto dos Pretos Novos na Rua Pedro Ernesto 32,34 – Gamboa.
CLASSIFICAÇÃO: Livre
GRATUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ! Elogios, críticas e sugestões serão bem vindos ! Obrigado!