sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Entrevista: com Thiago Gimenes

Entrevista com Thiago Gimenes
Maestro, Pianista, Cantor, Compositor e Professor


Mais uma super entrevista que trago para vocês! Uma entrevista exclusiva com Thiago Gimenes, mais um grande talento do meio artístico. Tive a honra de fazer essa entrevista e confesso que, estou super feliz com o resultado, espero realmente que vocês gostem.
Vamos conhecer um pouco mais sobre Thiago Gimenes e sobre os seus trabalhos realizados, como por exemplo, a composição de duas músicas para atual novela da Globo, "Em Família", interpretadas pelas cantoras Tânia Maria e Alinne Rosa .

Blog - Vamos primeiramente relembrar o início de tudo. Como surgiu essa paixão pela música?

Thiago Gimenes - Sou de uma Família de músicos. Comecei meus estudos no piano aos 4 anos de idade, me lembro de antes disso ficar sentado ao pé do piano escutando minha tia Eliete Olinda  ( minha primeira professora ) tocar, e ja ficava vidrado e apaixonado pelas melodias e arranjos. Desde lá percebi que esse seria o caminho a seguir, minha grande paixão! Nunca foi um esforço, pelo contrário, sempre foi uma grande diversão e ficava horas entretido com isso.

Blog - Quando aconteceu a sua primeira composição? Você se lembra do nome da primeira música que compôs? Falava sobre o que? 

Thiago Gimenes - Comecei brincar de compor aos 8 anos de idade e lembro que a minha primeira composição real foi feita aos 12 anos  e chamava-se  "Minha Música" e falava sobre o meu desejo de fazer dela ( a música ) minha vida. 

Blog - Hoje em dia você é uma pessoa renomada no meio em que trabalha, trabalha com diversos artistas e participa de grandes produções. Como você vê esse retorno no campo profissional?

Thiago Gimenes -
Sempre me dediquei ao máximo, e sempre me esforcei para depositar amor e alma no que fazia. Dou aulas de musica a muitos anos, e aprendi muito dividindo com meus alunos e trocando  experiências. Foram anos de dedicação e estudo levados a sério para que conseguisse chegar num grau de conhecimento que pudesse ser reconhecido e levado a sério no que escolhi como profissão. O caminho foi árduo, lento e muito gradativo, mas também recompensador. Acho que esse Retorno é um resultado de uma sequência de projetos bem sucedidos e muita sorte em encontrar pessoas que acreditassem em mim e me ajudassem a divulgar meu trabalho em escala nacional. Amor pelo que se faz traz uma facilidade em vencer todos os obstáculos (que são muitos), e nos dá segurança de acreditar que no Brasil, sim! É possível viver de música. 

Blog - Na atual novela “Em Família” da Rede Globo, duas músicas que estão na trilha sonora foram compostas por você, a música “Só vejo você” que foi gravada na voz de Tânia Mara, e a música "Complicamos Demais" na voz de Alinne Rosa. Qual é a sensação de estar com as duas canções tocando no horário nobre de uma rede de televisão que tem a maior audiência do Brasil? Foi você quem fez a escolha das cantoras Tânia Mara e Alinne Rosa? Como foi participar destes momentos com elas?

Thiago Gimenes - Algumas coisas simplesmente excedem o sonho! Ter essas duas musica compostas e arranjadas por mim na trilha de "Em Família" foi um presente, e uma grande surpresa.
Ao ser convidado pelo Jayme Monjardim, eu e a Tânia Mara passamos por uma escolha de repertório e de Intérpretes, onde tive a maior honra de junto a eles chegarmos a essas escolhas e adaptações para os personagens. Nada se faz sozinho e formamos uma bela equipe.

Confira uma das músicas compostas por Thiago Gimenes abaixo: "Tânia Mara - Só Vejo Você"

Blog - Mudando de assunto, qual foi o seu primeiro contato com o Teatro Musical? Qual foi a sensação que você teve quando viu o resultado do seu primeiro trabalho nos Palcos?

Thiago Gimenes - Sempre trabalhei com escolas de música e estúdios, num desses estúdios conheci um Diretor que estava montado um musical, protagonizado por Leticia Monso. Fui convidado a fazer a preparação vocal e ser um dos atores do espetáculo. Fiquei encantado com a possibilidade de aliar a musica, a uma narrativa, com dança, atuação e logo desenvolvi um amor muito grande por essa vertente do Teatro, mas percebi que gostava mesmo de estar presente na área criativa, seja compondo, preparando, arranjo ou dirigindo. Não existe sensação melhor do que ver algo que você imaginou, sonhou e se dedicou se tornando realidade e de alguma forma, tocando e transformando de alguma maneira o espectador.
*A Princesinha - O Musical

Blog - Você já participou da “Direção Musical e Vocal” de importantes Peças de Teatro Musicais aqui no Brasil, entre elas Zorro - O Musical, Rock Show – O Musical, Enlace A Loja do Ourives – O Musical, A Princesinha – O Musical e atualmente do espetáculo Uma Luz Cor de Luar – O Musical.  É muito difícil trabalhar neste ramo? Entre todas as produções qual foi a mais difícil para se ter o resultado conquistado e por quê? Com qual espetáculo você mais se identificou? 

Thiago Gimenes - Todo trabalho te marca de muitas maneiras, e fui muito privilegiado em encabeçar muitas áreas desses projetos. Toda montagem tem suas dificuldades, sejam elas: limitações dos textos, infraestrutura, orçamento, entrosamento do elenco, organização entre outros. Fora todos os problemas técnicos e profissionais, existe a preocupação com a disciplina, empenhos, fazendo com que deixemos nossas vidas sociais de lado, ou seja, amigos, família. Mas quando se abrem as cortinas e reconhecemos muitos deles lá nos aplaudindo e vibrando conosco, enxergamos o quanto vale a pena cada minuto investido.
 “A Princesinha - O musical” foi um marco em minha carreira, pois, foi a minha primeira direção Geral ao lado de minha parceira Keila Fuke, onde assinava além da Direção geral, a Musical, Composição, arranjo, preparação vocal e regência. Isso com um elenco de 120 crianças e adolescentes além de 5 atores consagrados pela mídia. 100% brasileiro, começando do zero , incluindo a adaptação do texto. Por muitas vezes acreditamos que não daria certo, choramos , quebramos a cabeça, aprendemos com os erros e seguimos em frente. A Princesinha trata de superação, caráter, fé sem nunca perder os valores, através do olhar puro de uma criança. Vivemos a historia na pele e nos identificamos com cada um dos conflitos. Ao Final recebemos 4 prêmios de Teatro , incluindo o de Melhor Espetáculo infantil nacional! Surpreendente o que se consegue fazer em equipe!  


Blog - Na internet, por exemplo, encontramos pessoas que afirmam que qualquer um pode cantar, afirmando que é só criar técnicas vocais e ter força de vontade. O que você pode dizer sobre essa afirmação? Essa afirmação é verdadeira ou você acredita que a pessoa já nasce com o DOM? 

Thiago Gimenes -  Acredito que o real Dom é o de gostar de cantar. Conheço pessoas que cantam por puro prazer desde cedo, e justamente por isso cantam bem, e pessoas que não cantavam e desenvolveram um grande amor pelo estudo do canto e hoje são profissionais. Algumas pessoas tem particularidades físicas que ajudam muito em como será o timbre vocal, mas a diferença dos timbres e estilos é a grande graça nisso tudo. O estudo faz milagres. 

Blog - Você participa de um projeto muito legal que chama “Natal dos Sonhos” da Fundação Lia Maria Aguiar, uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com a educação, cultura, meio ambiente e inclusão social de crianças e jovens. Como é participar de um projeto tão importante para a sociedade? Como as crianças e os jovens da instituição lhe dão com a presença de artistas famosos? 

Thiago Gimenes - A Fundação Lia Maria Aguiar faz o trabalho mais bonito e completo que já conheci na área artística, e transformar vidas através da arte é uma benção. Temos a oportunidade de descobrir novos talentos, lapida-los, gerando possibilidades a crianças carentes e estimulando-as a serem cada dia melhor.
No contato dessas crianças com os artistas famosos acontece um importante fator dessa transformação, descobrem o óbvio: que todos erram, que todos temos nossas inseguranças, que ninguém vem pronto, e que a construção e a repetição é o único caminho. De repente já somos família e elas nem se lembram de que estão diante de celebridades. 

Blog - Você está envolvido em algum projeto futuro que pode adiantar para nós? Alguma novidade?

Thiago Gimenes -  Estou dirigindo o DVD da Tânia Mara que será gravado ainda nesse semestre, produzindo CDs, compondo, e envolvido em peças que virão pra São Paulo ainda este ano.  

Blog - Deixe por gentileza, uma mensagem para os leitores do blog: 

Thiago Gimenes - Acreditem que a arte gera frutos, transforma você e o espectador. E que vale a pena sonhar e se dedicar pra realizar esse sonho.

Jogo Rápido com Thiago Gimenes

Uma comida: caseira
Uma bebida: Água
Uma música: Never Felt this way
Uma banda: Swichfoot
Um ator/ uma atriz: Tom Hanks / Meryl streep
Um espetáculo: Next to normal
Um ídolo: Brian Mcknight
Um sonho: Viajar o mundo
Um animal: O Petroneo, meu pug rs
Uma qualidade: Obstinação
Um defeito: Não saber dividir meu tempo
Você é alguém que: insiste
O amor é: divino
A música é algo que: me move

Para finalizar, eu agradeço de coração ao Thiago Gimenes por esta entrevista maravilhosa. Muito obrigado pela atenção e dedicação. Pelo o pouco que conheci e já vi sobre o trabalho que ele desenvolve, tenho certeza que ele é merecedor de todo o sucesso recebido. Muito obrigado pela entrevista, e desejo muito sucesso em seus novos projetos.

E para vocês leitores, volto na próxima semana, se possível, com mais uma entrevista.
E até lá, acompanhe as nossas dicas culturais e ajude na seção "Procura-se", sobre pessoas desaparecidas.

Obrigado, até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário ! Elogios, críticas e sugestões serão bem vindos ! Obrigado!